A vitória de Felipe Giaffone na nona e penúltima etapa, domingo (10) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), manteve quatro pilotos na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A corrida de 8 de dezembro no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), terá Beto Monteiro, Régis Boessio, Leandro Totti e o próprio Giaffone correndo por resultados capazes de lhes assegurar a taça.
Na competição entre as montadoras envolvidas, o título de 2013 já é da Mercedes-Benz. Vencedora de cinco das nove corridas já disputadas, a marca chegou, em Pinhais, a 350 pontos, 76 à frente da MAN, que também já garantiu o vice-campeonato. A Iveco, em terceiro lugar com 203 pontos, vem à frente da Scania, que soma 152, da Volvo, com 114, e da Ford, com 68. O máximo que uma marca pode conquistar por etapa são 62 pontos.
As marcas somam, a cada corrida, os pontos de seus três pilotos mais bem colocados. Neste campeonato não são consideradas as bonificações por pole-position, volta mais rápida da prova ou uma das cinco primeiras posições a um terço de corrida, quando há a intervenção programada do Pace Truck, neutralizando a disputa e reagrupando os caminhões na pista. Vitória, segundo e terceiro lugar valem, respectivamente, 25, 20 e 17 pontos.
A Mercedes-Benz obteve pontuação máxima nas duas primeiras etapas. Em Viamão (RS), no Autódromo Internacional de Tarumã, Wellington Cirino, piloto da ABF Santos Desenvolvimento, abriu a temporada vencendo. Seu companheiro de equipe Geraldo Piquet foi segundo e Paulo Salustiano, da ABF Racing Team, terceiro. Régis Boessio, também de Mercedes-Benz, foi quarto, resultado que não valeu pontos no campeonato de marcas.
Na segunda etapa, em Londrina (RS), foi Salustiano quem venceu, com Boessio em segundo e Diogo Pachenki, parceiro do vencedor na ABF Racing Team, em terceiro. Boessio e Salustiano, agora nesta ordem, foram primeiro e segundo também na terceira etapa, disputada em Carauru (PE). A quarta, em Goiânia (GO), nova vitória da marca alemã, com Piquet. Pachenki levou outro caminhão Mercedes-Benz ao pódio, com o quarto lugar.
A quinta vitória da Mercedes-Benz no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck aconteceu no mês de outubro com Guaporé (RS), com Boessio. A uma etapa do término da temporada, o gaúcho é vice-líder do campeonato de pilotos com 119 pontos, a 16 do líder pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco. Os outros postulantes ao título defendem a Volkswagen-MAN: o paranaense Leandro Totti, com 116, e o paulista Felipe Giaffone, com 114.
HISTÓRICO
O campeonato de marcas foi instituído na Fórmula Truck em 2004, na oitava temporada de existência da categoria. O título naquele ano foi da Ford, liderada por Beto Monteiro, que conquistou o título de pilotos. A Volkswagen e a Mercedes-Benz ficaram em segundo e terceiro. Em 2005, Roberval Andrade foi vice-campeão entre os pilotos e liderou a campanha da Scania na conquista do título de marcas, à frente da Volkswagen e da Mercedes-Benz.
O primeiro título da Mercedes-Benz entre as marcas, no ano de 2006, foi liderado pelo paulista Vinicius Ramires, vice-campeão. A Volkswagen conduziu Renato Martins ao título entre os pilotos e foi vice-campeã entre às marcas, à frente da Scania. Em 2007, na quarta edição, a lista de campeãs absorveu sua quarta marca, com a Volkswagen conquistando o título, à frente de Mercedes-Benz e Scania. Felipe Giaffone, da Volkswagen, foi o campeão.
Wellington Cirino tornou-se tetracampeão brasileiro de Fórmula Truck em 2008. Seu companheiro de equipe Geraldo Piquet foi vice-campeão. Coube aos dois comandar o segundo título da Mercedes-Benz entre as marcas, mais uma vez com a Volkswagen como vice-campeã e a Scania em terceiro lugar. O segundo título de Giaffone, em 2009, deu impulso a mais um título de marcas da Volkswagen, de novo à frente de Mercedes-Benz e Scania.
A Volkswagen tornou a ser campeã em 2010, ano em que Giaffone ficou com o vice-campeonato entre os pilotos empatado em pontos com o campeão Roberval Andrade. A Scania, liderada por Andrade, ficou em segundo entre as montadoras à frente da Mercedes-Benz. O tricampeonato de Giaffone em 2011 comandou o quarto título de marcas da Volkswagen, com a Mercedes-Benz sendo vice-campeã e a Ford voltando ao pódio em terceiro lugar.
O terceiro título da Mercedes-Benz em 2012 foi calçado na campanha de Leandro Totti, campeão entre os pilotos com seis vitórias em nas corridas do calendário – a marca obteve mais uma vitória com Cirino. A Volkswagen levou Giaffone ao vice-campeonato e ficou em segundo lugar também entre as montadoras, com a Iveco estreando no pódio em terceiro. Em 2013, a MAN, já vice-campeã, substituiu a Volkswagen no campeonato de marcas.
————————————————————
Texto: Grelak Comunicação
Imagens: André Kotoman e Orlei Silva